Que árvore é essa?

Sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides)

Sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides)

Fácil de ser percebida nessa época do ano por conta das suas flores amarelas em meio à folhas bem verdinhas, a Sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides)  não é nativa do Cerrado, e sim da Mata Atlântica, mas foi muito utilizada na arborização de Brasília no início da urbanização da cidade.

Também encontrada na América da Sul, desde a Bolívia até o norte da Argentina, essa árvore é muito utilizada na arborização urbana pela sua beleza quando florida e pela ótima sombra que proporciona (devendo ser usada em grandes espaços e longe de fiação elétrica). De acordo com o livro “100 Árvores Urbanas Brasília”, foram mapeadas 569 sibipirunas no Plano Piloto, em 32 de 39 superquadras. Fácil fácil você esbarrar com uma por aí!

A sibipiruna pode atingir até 25 metros de altura, floresce de julho a outubro e é polinizada por abelhas. Pode também ser usada na construção civil, como caibros e ripas, para estrutura de móveis e caixotaria em geral.

Detalhe da flor da sibipiruna

Detalhe da flor da sibipiruna

Abraços a todos e bom final de semana!!!

Fontes:

JUNIOR, Manoel Cláudio da Silva; LIMA, Roberta Maria Costa e. “100 Árvores Urbanas Brasília – Guia de Campo”. Rede de Sementes do Cerrado. Brasília, 2010.

LORENZI, Harri. “Árvores Brasilieras” Volume 1. Instituto Plantarum. São Paulo, 2002.

* Imagens retiradas do google imagens.

Anúncios