De volta, com Floriade 2012 (parte I)

Depois de muuuito tempo desatualizado, o Na Terra do Ipê está de volta!

Em parte desse tempo longe, viajei e conheci mais um pedacinho desse mundão maravilhoso! Fui à Amsterdam, e aproveitei para ir também à Floriade, feira botânica que ocorre somente a cada 10 anos em Venlo, cidade no sul da Holanda.

Localização Floriade

Localização Floriade – Venlo, Holanda

Compramos os ingressos pela internet, com a opção da passagem de ônibus de ida e volta, para chegar lá a partir de Amsterdam. Duas horas de viagem um pouco cansativas, mas acho que a melhor opção para quem está sem carro na cidade.

floriade 1

Entrada da Floriade 2012

A feira, que se define como “teatro da natureza”, tem 66 hectares, e divida em 5 setores: Environment, Relax & Heal, Green Engine, Education & Innovation e World Show Stage, cada um deles com instalações, stands e exposições específicos de cada tema. Um dia é corrido para ver tudo, mas o suficiente para perceber a grandiosidade do evento e ver as principais atrações.

Como a feira é imensa, decidimos pegar o teleférico, que liga uma extremidade à outra do parque. Antes, passamos pelos stands dos países, no World Show Stage. Alguns pouco expressivos em termos de paisagismo, mas outros muito interessantes, como o da Espanha, que mostra um pouco da sua produção de plantas, grãos, vinhos, azeite, entre outros.

floriade 2

Área do World Show Stage

floriade 3

Stand da Espanha na Floriade 2012

Floriade 4

Stand da Espanha na Floriade 2012

Aproveitamos para almoçar em um dos diversos quiosques espalhados pela feira, um sanduíche típico da culinária húngara, com muita páprica!

Para andar no teleférico, temos que pagar por volta de 4 euros, mas vale muito a pena para quem quer cruzar o parque, sem contar que se tem uma ótima visão aérea de toda a feira.

floriade 5

Teleférico na Floriade 2012

floriade 6

Vista da Floriade 2012

floriade 7

floriade 8

floriade 9

Paramos no Relax & Heal, setor que mais gostei. Diversos espaços demonstram como natureza pode melhorar a nossa saúde e bem-estar, aliando locais de relaxamento e contemplação aos jardins, inclusive residenciais, utilizando conceitos orientais, como no “Japanese Tuin” e o “FeelGood Garden”, com fontes muito interessantes.

floriade 10

“Flowerform”, fonte no espaço “FeelGood Garden”, onde a água fica em movimento constante

floriade 11

floriade 12

Fonte com água circulante pelo jardim

floriade 13

No espaço “Home Health and Happiness”, é possível observar a perfeita integração da arquitetura residencial com o exterior, a partir de uma construção modular e belos jardins e áreas de contemplação.

floriade 14

Espaço “Home Health and Happiness”

floriade 15

Espaço “Home Health and Happiness”

floriade 16

floriade 17

Espaço “Home Health and Happiness”

floriade 18

Espaço “Home Health and Happiness”

floriade 20

Hoje fico por aqui! Em breve, mais Floriade aqui no Na Terra do Ipê.

floriade 21

Floriade 2012 – Venlo, Holanda

Mais informações no site: http://www.floriade.com/

Fonte imagens: acervo pessoal

Anúncios