Inhotim

Depois de mais de um mês ausente, finalmente o Na Terra do Ipê está de volta!

Eu estava de férias e dentre os maravilhosos lugares que visitei, fui ao Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico Inhotim, em Brumadinho, há aproximadamente 60 km de Belo Horizonte.

Ideal para quem gosta de arte e paisagismo, Inhotim possui um grande conjunto de obras de arte em galerias permanentes e temporárias, além de várias expostas a céu aberto, em meio a lindíssimos jardins.

inhotim_1

Vista panorâmica em Inhotim

O acervo artístico possui cerca de 500 obras de diversos artistas de 30 diferentes nacionalidades, como Adriana Varejão, Helio Oiticica, Matthew Barney, entre outros. Em um dia é praticamente impossível conhecer todas as galerias e obras. Das que eu visitei, recomendo muito as galerias Adriana Varejão e Cildo Meireles, além da obra Narcissus Garden, de Yayoi Kasuma e o Penetrável Magic Square #5, de Helio Oiticica.

inhotim_2

Galeria Adriana Varejão

inhotim_3

Obra Narcissus Garden, de Yayoi Kasuma

inhotim_4

Obra Penetrável Magic Square #5, de Helio Oiticica

inhotim_0

Obra Inmensa, de Cildo Meireles

Além disso, você pode almoçar em um dos deliciosos restaurantes espalhados pelo local.

Inhotim é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e foi idealizado pelo empresário Bernardo Paz na década de 80, com a construção das primeiras edificações destinadas a receber obras de arte contemporânea, juntamente com a implantação de rico acervo botânico, inclusive de espécies raras dispostas de forma harmoniosa. Em 5 de abril do ano passado o Instituto recebeu o título de Jardim Botânico pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos, graças à belíssima coleção de espécies vegetais, inclusive de palmeiras (mais de 1400 espécies, uma das maiores do mundo), e de uma coleção de orquídeas Vanda.

Ações educativas, pesquisas na área ambiental, projetos botânicos e paisagísticos, além de programa de inclusão social também são desenvolvidos pelo Instituto, contribuindo muito para o desenvolvimento socioeconômico do município de Brumadinho.

Os jardins, dispostos em uma área total de 97 hectares, tiveram influência de Roberto Burle Marx, amigo pessoal de Bernardo Paz. Muitos acreditam que alguns projetos foram realizados por ele, mas nenhum de fato é de autoria do famoso paisagista. Há presença de muitos princípios utilizados por Burle Marx, como o uso de maciços (grupos de plantas de uma mesma espécie), além da ênfase às folhagens de diferentes tonalidades e texturas.

inhotim_5

inhotim_6

Dentre as famosas espécies vegetais presentes, destacam-se a Nolina ou Pata-de-Elefante (Beaucarnea recurvata), a Palmeira-Azul (Bismarckia nobilis) e a árvore Tamboril (Enterolobium contortisiliquum).

inhotim_7

Pata-de-Elefante (Beaucarnea recurvata)

inhotim_8

Palmeira-Azul (Bismarckia nobilis)

inhotim_8

Tamboril (Enterolobium contortisiliquum)

Para quem estiver em Belo Horizonte, uma ótima opção é pegar um ônibus da empresa Saritur na rodoviária da cidade, que sai às 9h e retorna às 16:30h.

Vale MUITO a pena conferir!

inhotim_9

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 9:30h às 16:30h. Sábados, domingos e feriados, das 9:30h às 17:30h.

Valor da entrada: R$ 20,00 (inteira)

Mais informações no site: http://www.inhotim.org.br/

Fonte imagens: acervo pessoal

Anúncios