Flamboyants!

Flamboyant (Delonix regia)

Impossível não reparar nos flamboyants que estão florescendo em toda parte da cidade. Essa árvore de copa larga é muito famosa e faz sucesso nos meses de outubro e novembro.

Mas muita gente não sabe que o flamboyant (Delonix regia) ou árvore-flamejante, como também é chamada, não é uma espécie nativa do Cerrado, nem mesmo brasileira. Ela é exótica e originária de Madagascar, característica de clima tropical, que se adaptou muito bem aqui no Brasil. Ainda bem!

É uma árvore decídua, de 10 a 12 metros de altura, frondosa, com copa arredondada e baixa. Possui raízes grandes e tubulares, o que inviabiliza sua implantação em calçadas e próximo à construções. Possui flores grandes, de coloração que varia do vermelho ao laranja-claro, que ocorrem entre outubro e janeiro. É polinizada por abelhas e possui frutos do tipo vagem, pendentes, que permanecem na árvore durante meses.

É extremamente ornamental, mas indicada somente para arborização de espaços amplos, como parques e grandes jardins. A madeira pode ser usada na construção civil.

Diferentes tonalidades de Flamboyants no Eixão Sul, Brasília

Eu e o Na Terra do Ipê vamos entrar de férias, mas no final do mês voltamos com mais dicas, novidades e curiosidades!

Abraços a todos!

Fontes:

JUNIOR, Manoel Cláudio da Silva; LIMA, Roberta Maria Costa e. “100 Árvores Urbanas Brasília – Guia de Campo”. Rede de Sementes do Cerrado. Brasília, 2010.

LORENZI, Harri. “Árvores Exóticas no Brasil”. Instituto Plantarum. São Paulo, 2003.

ROMAHN, Valério. “Enciclopédia Ilustrada 2200 Plantas e Flroes – Árvores Coníferas e Palmeiras” Volume 1. Editora Europa. São Paulo, 2009.

Imagens:

Flávio Cruvinel – http://www.flickr.com/photos/flaviocb/

Anúncios