Que árvore é essa?

sapucaia

Sapucaia (Lecythis pisonis)

Quem tem andado pelas ruas de Brasília nesses últimos dias (principalmente no Eixão Norte) deve ter reparado nas árvores com folhas nas cores rosa e lilás que “surgiram” de repente.

Essa belíssima árvore é a Sapucaia (Lecythis pisonis), que nessa época do ano ganha folhas novas, colorindo um pouco a cidade tão acinzentada da seca.

A sapucaia atinge até 30 metros de altura e possui copa bastante densa. Originária da Mata Atlântica, típica de clima tropical, é uma árvore decídua que floresce de agosto a janeiro. Suas flores, também lilases e roxas, ajudam a deixar a árvore com um belo colorido em meados de setembro. Apresenta fruto arredondado, com casca rígida e espessa, que quando amadurece abre-se na porção inferior, liberando as sementes, que são comestíveis.

Por ser muito ornamental, é bastante empregada no paisagismo urbano em espaços amplos. A madeira é empregada na construção civil, como vigas, caibros, tábuas para assoalhos, além de postes e dormentes. Os frutos atraem fauna e suas cascas são usadas como cuias e peças artesanais. A casca e o óleo são diuréticos e tratam o diabetes e a tosse na medicina regional.

flor_sapucaia

Flora da Sapucaia

Fontes:

JUNIOR, Manoel Cláudio da Silva; LIMA, Roberta Maria Costa e. “100 Árvores Urbanas Brasília – Guia de Campo”. Rede de Sementes do Cerrado. Brasília, 2010.

LORENZI, Harri. “Árvores Brasilieras” Volume 1. Instituto Plantarum. São Paulo, 2002.

ROMAHN, Valério. “Enciclopédia Ilustrada 2200 Plantas e Flroes – Árvores Coníferas e Palmeiras” Volume 1. Editora Europa. São Paulo, 2009.

Imagens:

http://www.floreariaverdelandia.com.br/

http://www.flickriver.com/photos/flaviocb/233214322/

Anúncios