Ipê-rosa

ipe_rosa
Ipê-rosa

Final de agosto também é tempo de ipê-rosa! Muito confundida com o ipê-roxo, essa árvore típica de clima tropical, representada pelas espécies Tabebuia rosea e Tabebuia pentaphylla, pode atingir 20 metros de altura e é originária da América Central.

Suas flores são grandes e vistosas, e a tonalidade varia do rosa-claro ao rosa-escuro. Também duram poucos dias, mas felizmente mais tempo que as do ipê-branco.

Por seu porte, é muito utilizada na arborização de áreas amplas como parques e jardins. Como é muito ornamental, também é bastante empregada no paisagismo. É a árvore símbolo de El Salvador, seu país de origem.

Não é a minha preferida, mas ainda assim é uma árvore linda que embeleza a cidade no árido mês de agosto, fechando com chave de ouro a “festa de cores”.

ipe_rosa 2

Fontes:

JUNIOR, Manoel Cláudio da Silva; LIMA, Roberta Maria Costa e. “100 Árvores Urbanas Brasília – Guia de Campo”. Rede de Sementes do Cerrado. Brasília, 2010.

ROMAHN, Valério. “Enciclopédia Ilustrada 2200 Plantas e Flroes – Árvores Coníferas e Palmeiras” Volume 1. Editora Europa. São Paulo, 2009.

Imagens: acervo pessoal

Anúncios