Ipê-branco

Precisamos ser rápidos! Alguns ipês-brancos já estão florescendo pelas ruas de Brasília, mas em uma semana suas lindas flores brancas levemente rosadas começam a cair. E se ocorrer um vento mais forte só poderemos admirá-las no chão. Talvez por isso seja o ipê mais charmoso, muitas vezes considerado raro. O que poucos sabem é que a mesma árvore pode florescer mais de uma vez por ano, sempre entre agosto e outubro. Ainda bem!

ipe_branco 1

Ipê-branco entre as L2 Sul e Norte

Diferente de outros ipês, o ipê-branco (Tabebuia roseo-alba) possui apenas uma espécie, ocorrendo nas regiões Sudeste e Centro-Oeste em matas de galerias e matas secas.

É uma árvore de médio porte, alcançando de 7 a 16 metros de altura. Possui copa densa e piramidal com folhagem verde azulada, muito bonita mesmo sem a presença de flores.

O ipê-branco é uma árvore decídua (perde suas folhas na estação seca ou fria) e rústica quanto ao tipo de solo, adaptando-se bem a terrenos secos e pedregosos, sendo muito útil para reflorestamento e recomposição de vegetação arbórea.

Por seu porte e floração exuberante, o ipê-branco é bastante utilizado na arborização urbana e paisagismo. Aqui em Brasília já encontrei essa espécie no início Eixão Norte (próximo ao “buraco do tatu”), Eixão Norte na altura da 114, próximo ao Beirute da 107 Norte, e principalmente entre a L2 Sul e L2 Norte, onde foram plantados vários ipês-brancos em renque. Quando florescem ao mesmo tempo é um espetáculo ainda maior! Onde mais podemos encontrar ipês-brancos aqui na cidade? Se alguém souber compartilhe com a gente!

*Esse post é também uma homenagem a uma pessoa muito especial e grande incentivadora do “Na Terra do Ipê”. Obrigada por tudo! : )

E vamos à caça dos ipês! Ótima semana para todos!

ipe_branco 2

 

Fontes:

JUNIOR, Manoel Cláudio da Silva; LIMA, Roberta Maria Costa e. “100 Árvores Urbanas Brasília – Guia de Campo”. Rede de Sementes do Cerrado. Brasília, 2010.

LORENZI, Harri. “Árvores Brasilieras” Volume 1. Instituto Plantarum. São Paulo, 2002.

ROMAHN, Valério. “Enciclopédia Ilustrada 2200 Plantas e Flroes – Árvores Coníferas e Palmeiras” Volume 1. Editora Europa. São Paulo, 2009.

Imagens: acervo pessoal

Anúncios