Frutíferas II: Abacate

Agosto também é tempo de abacate!

abacate

Nativo da América Central, existem muitas variedades da fruta, o que explica os diferentes tamanhos, formas e épocas de produção. Os tipos mais comuns são o antilhana (Persea americana “Americana”), o guatemalense (Persea nubigena “Guatemalensis”) e o mexicano (Persea americana “Drymifolia”).

O abacateiro é uma árvore de grande porte, podendo atingir até 20 metros de altura, o que exige áreas maiores para seu cultivo, além de possuir raízes muito profundas. O fruto também é grande, podendo pesar até 1 kg, não sendo indicado o plantio em áreas de passagem de pedestres e carros. Uma única árvore pode produzir de 200 kg a 800 kg de frutos por ano.

O abacate possui uma única semente esférica e grande e apresenta polpa cremosa e adocicada. Muito nutritivo, é rico em vitaminas A, B e E e gorduras. Por isso é bastante calórico: cada 100 g possuem cerca de 160 Kcal. É muito consumido com açúcar, mel, limão ou leite. Da polpa pode ser extraído óleo, semelhante ao azeite de oliva.

A hora de colher o fruto é sinalizada pela cor da sua casca, que fica mais clara, devendo apresentar textura macia, mas ainda firme.

As mudas novas devem ser protegidas do sol pleno e irrigadas duas vezes por semana por cerca de dois meses. Depois desse período o abacateiro necessita de sol pleno para se desenvolver.

As flores são pequenas de cor verde clara, muito numerosas, organizadas em inflorescências.

abacateiro

Abacateiro

Do abacate é feito o guacamole, deliciosa comida típica mexicana muito famosa e super fácil de fazer:

Ingredientes:

  • 1 abacate;
  • 1 xícara de café de coentro picado;
  • 1 xícara de chá de tomate picado em cubos pequenos;
  • ½ cebola pequena picada;
  • 2 colheres de sopa de suco de limão;
  • Sal e molho de pimenta a gosto;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • Doritos ou nachos para acompanhar.

Modo de preparo:

Amasse bem a polpa do abacate. Acrescente o coentro, tomate, cebola, limão, sal, molho de pimenta e o azeite, misturando até formar um creme homogêneo. Sirva com doritos ou nachos.

 

Fontes:

“Manual Natureza de Frutíferas.” Ed. Europa. São Paulo, 2011.

http://www.jardineiro.net

Imagens:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Abacate

http://www.curaherbal.com/

Anúncios