Frutíferas I: morangos

morango

Quem gosta de morangos faz a festa nos meses de julho e agosto, época muito boa para comprar frutos de qualidade a preços baixos.

O morango mais produzido hoje (Fragaria ananassa) surgiu do cruzamento de uma espécie cultivada na Europa e outra chilena, apresentando hoje mais de 20 variedades cultivadas no mundo.

O morango é um pseudofruto, ou seja, os frutos verdadeiros são os pontinhos na sua superfície. As flores da planta são brancas e a sua frutificação ocorre normalmente entre os meses de julho e novembro.

A planta prefere regiões de climas amenos, pois não frutifica no calor, e devem ser cultivados a sol pleno. Semear morangos é complicado, por isso melhor cultivar as mudas, regando duas vezes ao dia por pelo menos um mês. Passado esse período, deixe de regar por uma semana para as raízes se desenvolverem. E depois volte a regar diariamente.

Os frutos não devem ser cultivados em contato direto com o solo. Para isso, um cuidado importante para não prejudicar a produção é colocar palha de arroz ou serragem em volta da muda 40 dias após o plantio. Uma boa opção é cultivá-los em vasos e jardineiras, aproveitando o efeito ornamental da planta.

morango_vaso

Morangos cultivados em vaso

Lembrando que em Brazlândia, cidade do Distrito Federal e maior centro produtor de morangos da região Centro Oeste, ocorre a famosa “Festa do Morango” junto com a Exposição Agrícola da cidade. Esse ano o evento ocorrerá entre os dias 26 a 28 de agosto e 2 a 4 de setembro no Incra 6, próximo à cidade. Além de shows e eventos culturais, é possível comprar frutos de qualidade a preços baixíssimos e se deliciar com várias comidinhas que tem como morango o ingrediente principal. Vale muito a pena conferir!

Mais informações no site: http://www.festadomorangodf.com.br/2011/

Para finalizar, uma receitinha super fácil e deliciosa de “sorvete de morango”:

Ingredientes:

  • 2 claras de ovo;
  • 1 xícara de chá de açúcar;
  • 3 colheres de sopa de suco de limão;
  • 2 xícaras de chá de morangos picadinhos;
  • 1 lata de creme de leite sem soro.

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes (menos o creme de leite) na batedeira por 10 minutos. Acrescentar o creme de leite sem soro misturando bem sem bater. Levar à geladeira por 2 horas.

 

E ótima estação do morango para todos!!

 

Fonte: “Manual Natureza de Frutíferas.” Ed. Europa. São Paulo, 2011.

Imagens:

http://yuurameshi.deviantart.com/art/Morango-pequeno-IchiGo-68016450

http://www.natureflores.com/

Anúncios