Orquidário Nacional

Poucos sabem, mas a sede do IBAMA em Brasília possui um orquidário aberto à visitação de segunda a sexta-feira, e abriga aproximadamente três mil exemplares de diversas espécies e gêneros dessa flor.

orquideas

Inaugurado em 1982, o Orquidário Nacional faz parte do projeto Orquídeas do Brasil, criado no mesmo ano com a intensão de diminuir a exploração indevida sobre as espécies no seu habitat natural. São feitas palestras voltadas para educação ambiental e publicações de material acadêmico relacionado à pesquisas sobre essas flores.

Dentre as espécies encontradas no orquidário, pode ser contemplada a “maior orquídea do mundo”, a Grammatophyllum speciosum. Essa orquídea, de 6 anos de idade, possui 19 hastes florais, com três metros de altura, coroado por mais de 400 flores. Por ser natural da Malásia, a muda recebeu um tratamento diferenciado para sobreviver às diferenças climáticas. Um pequeno córrego foi construído ao seu redor para aumentar a umidade do ar para a planta.

As visitas ao Orquidário Nacional podem ser guiadas através de agendamento prévio e funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 11.30h e das 14h às 16.30h no Edifício Sede do IBAMA em Brasília (SCEN Trecho 02, acesso pela L4 Norte).

Telefone: 61 – 3316-1212

Ainda não fui conhecer o orquidário por conta do seu horário de funcionamento restrito. Mas assim que eu puder irei conferir também!

Anúncios