Que árvore é essa?

pau_ferro

Pau-Ferro (Caesalpinia férrea var. leiostachya)

 

Umas das minhas árvores favoritas, o Pau-Ferro (Caesalpinia férrea var. leiostachya) é originário da Mata Atlântica e muito presente na arborização em Brasília, por seu porte e caráter ornamental. Para se ter uma ideia, foram identificadas espécies de Pau-Ferro em 27 das 39 superquadras do Plano Piloto.

A árvore é sempre verde, possui crescimento relativamente rápido e pode chegar até 30 metros de altura. Seu tronco é liso e descamante, com nuances de branco e cinza, que dão um efeito marmorizado. Suas pequenas flores são amarelas e surgem em meados de novembro até fevereiro. Os frutos amadurecem durante o mês de julho até o final de setembro.

Seu uso deve ser restrito em ambientes de grande circulação, pois seus ramos quebram com certa facilidade em temporais fortes.

A madeira é bastante usada na construção civil e, segundo estudos, o chá das sementes serve como depurativo e para emagrecimento. Os frutos servem para anemias, diabetes e doenças pulmonares.

De qualquer forma é uma árvore imponente e ao mesmo tempo delicada, e nos proporciona uma deliciosa sombra sobre sua copa.

pau_ferro 2

Fontes:

JUNIOR, Manoel Cláudio da Silva; LIMA, Roberta Maria Costa e. “100 Árvores Urbanas Brasília – Guia de Campo”. Rede de Sementes do Cerrado. Brasília, 2010.

LORENZI, Harri. “Árvores Brasilieras” Volume 1. Instituto Plantarum. São Paulo, 2002. 

ROMAHN, Valério. “Enciclopédia Ilustrada 2200 Plantas e Flroes – Árvores Coníferas e Palmeiras” Volume 1. Editora Europa. São Paulo, 2009.

Imagens: acervo pessoal

Anúncios