Feliz aniversário Brasília!

Brasília faz hoje 51 anos de idade! Um “bebezinho” se comparada a cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, sem falar em Londres e Roma por exemplo, que têm muitos séculos de existência.

Poucas pessoas sabem, mas a ideia da mudança da capital para o interior do Brasil surgiu muito antes do ex-presidente Juscelino Kubitschek construir Brasília, e remonta da Constituição de 1891.

No entanto, só com JK a transferência da capital foi consolidada. Primeiro com o concurso para criação da nova cidade. Anos 50, o movimento moderno estava no auge, e de todos os projetos urbanísticos (alguns bem irreverentes), o que mais se destacou foi sem dúvida o Plano Piloto do arquiteto Lucio Costa.

E vale ressaltar: muitos se confundem, mas o arquiteto Oscar Niemeyer foi responsável pelos projetos de arquitetura dos diversos órgãos públicos na época da construção de Brasília. O projeto urbanístico da cidade é de autoria de Lucio Costa.

Plano Piloto Lucio Costa

Plano Piloto de Lucio Costa, vencedor do concurso para a nova capital

construção Brasília
Imagem da Esplanada dos Ministérios na construção de Brasília

A cidade criada para quinhentos mil habitantes, hoje possui mais de dois milhões de pessoas moradoras do Plano Piloto e das outras 29 Regiões Administrativas que compõem o Distrito Federal, sem contar a população do entorno do DF, habitantes de cidades como Águas Lindas, Cidade Ocidental, Luziânia, e várias outras.

O crescimento populacional inesperado foi muito maior que o que a cidade poderia comportar. Hoje sofremos com problemas gravíssimos na saúde e transporte públicos, segurança, educação, habitação de baixa renda.

E como os brasilienses sabem muito bem, as péssimas gestões de governos anteriores agravaram essa situação. Infelizmente a Brasília de hoje é bem diferente da sonhada por JK e Lucio Costa.

Há quem diga que os brasilienses são frios, pouco hospitaleiros. Talvez em parte seja verdade. Afinal uma cidade com poucas calçadas e sem esquinas prejudica um pouco o convívio social… Mas não podemos generalizar. Além disso temos a arquitetura mais exótica e o céu mais lindo do país, não temos o trânsito caótico e a violência absurda de outras cidades.

Muito além da esfera política, a capital federal acolhe pessoas de todos os cantos do país que vieram não só para trabalhar no serviço público, mas também para construir a cidade, trabalhar, estudar e criar. Assim, a cidade se destaca por outros méritos, como berço de grandes artistas da música, cinema, teatro e artes plásticas por exemplo.

Vários finais de semana me vejo reclamando da “falta do que fazer” na cidade. É bem verdade que não temos a imensa possibilidade de festas, bares, restaurantes e eventos culturais que São Paulo, por exemplo. Mas a tendência é melhorar com o passar dos anos. Logo logo Brasília ficará adulta e tenho certeza que nossos filhos e netos não vão reclamar da carência de programação cultural!

Gosto demais de Brasília e torço muito para que o futuro da cidade (e de todo o DF) seja diferente do presente e tão lindo quanto à arquitetura e urbanismo modernos que temos ao nosso redor! 

brasilia google

Imagem do Google Earth de Brasília em 2008

Brasilia
Brasília em 2011

Parabéns Brasília e brasilienses (nascidos aqui ou não) que acreditam na nossa cidade!

Fonte imagens:

http://doc.brazilia.jor.br/plano-piloto-Brasilia/plano-Lucio-Costa.shtml

http://www.brasilia2014.com.br/wp-content/uploads/2009/05/construcao-de-brasilia-antiga-2.jpg

Google Earth

Acervo pessoal

Anúncios