Que árvore é essa?

Pata-de-Vaca

Pata-de-Vaca (Bauhinea purpurea L.)

Muito utilizada na arborização urbana (inclusive em Brasília) e de grande apelo ornamental, a Pata-de-Vaca dá nome a várias espécies do mesmo gênero de árvores. Dentre as mais utilizadas, a Bauhinea blakeana é originária de Hong Kong e foi introduzida no Brasil graças ao paisagista Burle Marx.

É uma árvore típica de clima tropical e perenifólia (não perde todas as suas folhas ao longo do ano), de 6 a 8 metros de altura. O formato de suas folhas dá nome à planta e a floração em intenso cor-de-rosa ocorre durante quase todo o ano, intensificando-se entre abril e agosto.

Dentre as outras espécies do gênero, a Bauhinia forticata é originária do Brasil, ocorrendo principalmente na Mata Atlântica. A maioria das outras espécies é da Índia ou Sri Lanka. A tonalidade das flores varia de espécie para espécie, do branco ao roxo.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil e bem drenado.

Estudos científicos indicam que as folhas da Pata-de-Vaca contêm insulina, ajudando no controle da diabetes. Dessa forma, muitas pessoas tomam chá da planta e comprovam a diminuição na taxa de glicose. É importante alertar que o tratamento da doença deve ser complementado com rigorosa dieta e medicamentos se for o caso.

Além de atrair pássaros, uma característica que eu particularmente gosto muito nessas árvores são os frutos em forma de vagem, que quando caem no solo, liberando suas as pequenas sementes, estão bem secos e são muito gostosos de serem pisados, fazendo um delicioso barulhinho. Crec!

Pata-de-Vaca_Beija-flor

Fontes:

LORENZI, Harri; SOUZA, Hermes Moreira de; TORRES, Mario Antônio V.; BACHER, Luis Benedito. “Árvores Exóticas no Brasil”. Instituto Plantarum. São Paulo, 2003.

http://www.jardineiro.net

Imagens:

http://w3.ufsm.br/herbarioflorestal/especie_detalhes.php?nome_filtrado=pata-de-vaca-roxa&PHPSESSID=d96c9c359d6136bd49b07b2eeb0da3d6

http://www.flickr.com/photos/flaviocb/424510091/

Anúncios