Que árvore é essa?

Paineira Rosa

Paineira Rosa (Chorisia speciosa)

Está começando a florescer em Brasília a Paineira-Rosa, ou Barriguda (Chorisia speciosa), árvore de 15 a 30 metros de altura e de clima tropical.

É uma espécie muito ornamental tanto pelo tronco com formato dilatado da sua base (daí o nome popular de Barriguda) e presença de acúleos (projeções no caule parecidas com espinhos), quanto pela sua bela flor em variados tons de rosa. Por seu porte, é muito empregada em parques e grandes áreas públicas.

 A árvore floresce entre o verão e outono, e a maturação dos frutos ocorre entre os meses de agosto e setembro, quando a árvore fica totalmente desprovida de folhas. Os frutos são grandes, e quando amadurecem, liberam a paina, entremeada com as sementes, que são carregadas pelo vento. A paina é uma fibra branca, fina e sedosa, utilizada muitas vezes como preenchimento de travesseiros, almofadas e pelúcias, e quando espalhada no solo cria um lindo tapete branco embaixo da árvore.

Possui crescimento rápido e se reproduz por sementes. Deve ser cultivada em solos férteis irrigados a intervalos regulares, sempre sob sol pleno.

Fontes:

LORENZI, Harri. “Árvores Brasilieras” Volume 1. Instituto Plantarum. São Paulo, 2002. 

ROMAHN, Valério. “Enciclopédia Ilustrada 2200 Plantas e Flroes – Árvores Coníferas e Palmeiras” Volume 1. Editora Europa. São Paulo, 2009.

http://www.jardineiro.net

Imagem: http://eneida-floresepalavras.blogspot.com/