Que árvore é essa?

Quaresmeira (Tibouchina granulosa)

Quem mora em Brasília e tem andado pelas ruas da cidade, já deve ter se deparado com essa pequena árvore carregadinha de flores roxas ou rosas agora em janeiro e fevereiro.
 
Essa árvore é a quaresmeira (Tibouchina granulosa), nativa da Mata Atlântica, característica de clima tropical, tolerante a regiões de clima subtropical ameno. De qualquer forma, se adapta bem ao clima de Brasília, florescendo duas vezes por ano: de dezembro a março (o nome quaresmeira surgiu por florescer no período da quaresma) e de junho a agosto (com florada menos intensa). Suas flores podem ser roxas ou rosadas, e, por seu caráter ornamental, é muito usada em projetos paisagísticos. Tem crescimento lento e atinge altura de 8 a 12 metros, sendo também muito indicada para arborização urbana.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano após o plantio ou transplante. Apesar de preferir esses cuidados, a quaresmeira é uma árvore rústica e simples de cultivar.  A sua reprodução é feita por sementes.
 
Como é bom ter essas esculturas vivas em nossas cidades, e poder contemplá-las sempre que passamos por elas…

Fontes:

LORENZI, Harri. “Árvores Brasilieras” Volume 1. Instituto Plantarum. São Paulo, 2002. 

ROMAHN, Valério. “Enciclopédia Ilustrada 2200 Plantas e Flroes – Árvores Coníferas e Palmeiras” Volume 1. Editora Europa. São Paulo, 2009.

http://www.jardineiro.net

Imagem: http://www.arvores.brasil.nom.br/

Anúncios