Plantas de pleno sol x meia-sombra x sombra

Como saber por quanto tempo ao dia uma planta de meia-sombra deve ser exposta ao sol? Ou como expor à luz uma planta de sombra? Essas dúvidas são muito comuns, e quando a planta recebe sol de forma diferente do que necessita ela não se desenvolve adequadamente, podendo ocorrer pragas e morrer.

Na hora de comprar uma planta é fundamental saber quais as suas características, inclusive a sua sensibilidade à luz do sol. E depois seguir a dica:

Plantas de pleno sol: devem ser cultivadas em locais que recebem mais de quatro horas diárias de sol direto. Exemplos: Azaléia (Rhododendron spp.), Ixora (Ixora spp.) e Estrelítzia (Strelitzia reginae).

estrelitzia

Planta de pleno sol: Estrelitzia (Strelizia reginae)

Plantas de meia-sombra: devem ser cultivadas com luminosidade intensa, mas sem sol direto entre as 10 e 17 horas. Exemplos: Violeta Africana (Saintpaulia ionantha), Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisi) e Begônia (Begonia spp.).

begonia

Planta de meia-sombra: Begônia (Begonia tuberhybrida)

Plantas de sombra: devem ser cultivadas com luz indireta por, pelo menos, duas horas por dia, e sem sol direto. Exemplo: Palmeira Ráfis (Raphis excelsa), Filodendro-roxo (Philodendron erubescens) e Singônio (Syngonium podophyllum).

rafis

Planta de sombra: Palmeira Rafis (Raphis excelsa)

Lembrando que algumas áreas no jardim recebem maior insolação que outras dependendo das construções existentes, além da orientação solar e da região em que se localiza por causa dos movimentos de rotação e translação da Terra. Para grande parte das cidades brasileiras podemos tomar como base a seguinte quantidade de horas, aproximadamente:

  • Lado norte: apresenta luminosidade intensa por volta de 9 horas por dia;
  • Lado sul: apresenta luminosidade intensa por volta de 3 horas por dia;
  • Lado leste: apresenta luminosidade intensa por volta de 6 horas por dia, somente pela manhã;
  • Lado oeste: assim como o lado leste, apresenta luminosidade intensa por 6 horas, mas no período da tarde.

Dependendo da época do ano a quantidade de luz solar é alterada durante o dia. São aproximadamente 9 horas por dia no inverno, 12 horas no outono e primavera e 15 horas no verão.

Fonte: CÂNOVAS, Raul. “Um Jardim para Sempre – Manual Prático para Manutenção de Jardins”.

Imagens:

http://floresecatavento.blogspot.com/2010/06/estrelizia.html

http://fichas.infojardin.com/bulbosas/begonia-tuberhybrida-begonia-tuberosa.htm

http://flores-jardins.blogspot.com/2010/06/palmeira-raphis.html

About these ads